bookmark bookmark  
Glenda DiMuro On April - 29 - 2009

A música e a dança típicas da Feria de Abril são as “sevillanas”. Sua origem remonta a época dos Reis Católicos, quando as composições eram conhecidas como “seguidillas castellanas”. Com o tempo evoluíram e foram se parecendo mais ao flamenco. A partir do século XVIII a música começou a ser também dançada, até chegar ao que se conhece atualmente. Hoje em dia é considerada uma das tantas variações do “baile flamenco”.

Desde as primeiras Ferias de Abril já se dançava e cantava sevillanas, mas somente em 1884 foram reconhecidas e a palavra incluída no Dicionário da Língua Espanhola.

Nas sevillanas existe uma variedade infinita de temáticas, entre as quais podemos destacar as mais relevantes: regionalistas, amorosas, rocieras, corraleras, etc. A dança pode ser mais rápida ou mais lenta, dançada em pares, salvo exceções e combinações experimentais onde o baile é executado em uma formação com várias pessoas ao mesmo tempo, ao som das quatro estrofes em que se divide a sevillana. Anteriormente, uma sevillana completa era composta de sete estrofes, mas ainda hoje se escutam pessoas cantando assim. Os passos da dança são 4: paseíllos, pasadas, careos y remate. Ao final da última estrofe o baile e o canto coincidem, ou seja, as pessoas param de dançar e esperam que cheque a próxima voz. Muitos cantam ¡Olé! quando param de dançar.

Em todas as casetas encontramos um espaço para o baile, um “tablao”. A música é na maioria das vezes mecânica, mas em muitas casetas às vezes existe som ao vivo. Não sei dançar nem sevillana, nem nenhum tipo de baile flamenco, mas aprecio quem sabe e acho muito bonito. É certo que durante a Feria encontramos verdadeiros pés de valsa e outros que simplesmente balançam os braços, isso é normal. O engraçado é que as duplas não necessariamente precisam ser entre homens e mulheres, aqui pode dançar mulher com mulher também!

Quem quiser saber realmente o que é um baile sevillano, por favor, veja os vídeos abaixo. É muito melhor e mais divertido do que tentar entender com palavras… O primeiro vídeo é da Feria de 2006, minha primeira Feria e o segundo é da Feria de Dos Hermanas (pueblo de Sevilla), no ano de 2007. Em cada um deles tem um brasileiro, amigos meus, vamos ver que encontra!

Categories: sevilla

2 comentários

  1. Mile says:

    Nao pude ver o video, diz que é privado.
    E aí, vc se atreve a um passinho de sevillana?

  2. Glenda Dimuro says:

    Oi Mile! Já solucionei o problema…
    Se me atrevo? Bom, de brincadeira sim…mas confesso que não sei nenhum passo, sou só uma boa imitadora! 🙂

Deixe o seu comentário

Glenda Dimuro