bookmark bookmark  
Glenda DiMuro On April - 22 - 2010

Sevillana é a música e a dança típica da Feria de Abril, que está sendo celebrada esta semana em Sevilla (ano passado eu fiz um especial sobre a feria, veja aqui).

Muita gente pensa que a Sevillana tem origem no flamenco, mas assim como os “fandangos”, elas fazem parte do folclore andaluz. Na verdade podemos dizer que é um pouco ao contrário, o flamenco tem muito das danças tradicionais da Andalucía (que por si só já têm origens antigas e diversas), sendo um gênero artístico fundamentalmente cênico, estilizado e complexo. Hoje em dia, a Sevillana está incluída entre os “palos” do flamenco (cada uma das variedades tradicionais do flamenco) e a terminologia está reconhecida pela Real Acadêmia Espanhola.

Na Feria de Abril se bebe, se come e se dança. E se dança muito! Olhando, parece fácil bailar sevillana. E depois de alguns “rebujitos” a mais, parece uma barbada. Ainda mais porque todo mundo fica dizendo: é fácil! É só imitar o que eles fazem!!!

Quer saber? Eu não consigo. Me sinto como uma gringa sambando no carnaval, ou seja, ridícula. Uma coisa é dançar meio mal, porque nem todos somos exímios bailarinos, outra coisa e ficar abando as mãos para cima e rodopiando sem ter a menor noção os passos. Sim, porque tem passos… é tudo muito organizado, bailado normalmente em pares e cheio e esquemas (deu para perceber que eu não danço, porque não consigo nem entender o que é um “paseíllos, pasadas, careos ou um remat”). Ou seja, sou um zero à esquerda assumido!

Enfim, depois de tantos anos morando aqui, ainda não despertou dentro de mim uma vontade de fazer aulas de dança. Muita gente me pergunta se eu sei dançar flamenco. É uma pergunta bastante engraçada, já que não é porque uma pessoa mora no Rio que tem que aprender a sambar. Curto mais observar e admirar.

Abaixo alguns vídeos:

1) Uma caseta da Feria bem alegre!

2) Umas bailarinas mais “profissionais”.

3) Para quem quer aprender a bailar sevillanas online.

 

Categories: sevilla

7 comentários

  1. Mile says:

    Amo muito tudo issoooo, estou esperando ansiosa a Feria del Caballo daqui de Jerez e com os passou da sevillana na ponta do pé, este ano nao vou ficar só olhando e babando, vou bailar moooito.
    Bjoks

  2. mateussz says:

    Realmente… É muito dificil, a ponto de quase acabar casamentos! hahahahaha
    Adoramos conhecer Sevilla e a Feria na tua companhia!
    Bjs

  3. Glenda Dimuro says:

    Hahaha… aguardo as fotos e o video polêmico. Bjus

  4. Mirelle Siqueira says:

    Oi Glenda! Indiquei seu blog como um dos meus favoritos. Tem selinho p vc la no meu blog!

    bjo

  5. Não gosto de dançar, mas fiquei interessado em aprender a tocar castanholas. Pretendo comprar um par durante minha passagem por Sevilha. Assisti hoje um vídeo no Youtube no qual o cântico “A canção dos magos”, da cantata natalina “O Natal dos anjos”, tinha castanholas sendo tocadas do começo ao fim.

  6. Patty T says:

    ai Glenda que coisa mais rica,mais preciosa!!!! vi sua resposta no outro coment e tenho uma invejinha branca de quem pode realizar o que pra mim,ainda é um sonho!

    Obrigada por nos transportar para esse lugar tão mágico!!

    bjs.

    😉

  7. Patricia says:

    olha que interessante esses sites:

    nomenclatura de bailes
    http://www.carmenromero.com.br/nomenclatura.html

    eventos/feria de Sevilha
    http://www.priscilagrassi.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=140&Itemid=83

    descobri que por aqui tem muitas escolas..e muito boas!mas ainda quero beber o flamenco da fonte!
    bjs.

Deixe o seu comentário

Glenda Dimuro