bookmark bookmark  
Glenda DiMuro On November - 15 - 2010

Ficheiro:5aday sweet potato.jpgNa minha última ida ao supermercado fiquei sabendo de uma coisa que ainda não sabia.

Amo batata doce, mas nunca tinha visto nenhuma por estas bandas, nem na fruteira e muito menos em algum prato de restaurante.

Foi quando avistei uma coisa que se parecia ao querido tubérculo. E realmente era uma batata! E se chama assim mesmo ba-ta-ta!

A batata normal (a salgada…hehehe) aqui é chamada de “patata” ou de “papa”. Então eu imaginava que a doce se chamaria simplesmente “patata dulce”, mas pelo visto a espécie adocicada tem diversos nomes ao redor do mundo hispano: moniato, camote, boniato, batata azucarada, batata de Málaga… Mas aqui na Espanha é mesmo batata, simplesmente batata.

É um pouco diferente da batata doce que comemos no Brasil, pelo menos da que comemos lá nos pampas gaúchos. É bem mais alaranjada e depois de cozida parece bastante com uma abóbora.

Mas é gostosinha! Eu fiz uma espécie de purê, mas da próxima vez quero fazer assada.

Vivendo e aprendendo!

Isso passa com você também? Depois de anos vivendo em outro país e pensando que já sabe de tudo aparece uma coisa besta que você ainda não sabia?

PS.: Agradeço a todos meus amigos internéticos pelos comentários e enxurrada de emails sobre o post anterior, quando eu estava a ponto de me enforcar em um pé de couve. É bem verdade que hoje o dia amanheceu menos chuvoso, mas ainda está nublado! A previsão é de tempo instável, com possibilidades de sol. Ou seja, o problema ainda não está 100% solucionado, mas já começamos a ver luzes no final do túnel. Hoje pela manhã uma joaninha estava visitando meu pequeno jardim na sacada, então deduzo que boas notícias virão.

Categories: Espanha

6 comentários

  1. Le says:

    Siiim, ja conhecia essa batata, pois aqui eh bem comum e adoro! com um queijinho ralado em cima. porem, aqui tambem consigo aquela batata doce do Brasil e se chama boniato! Beijos

  2. Eve says:

    Ai, tenho uma saudade de batata doce… rs
    mas, nao me arrisco ainda muito por aqui com verduras estranhas. hehehehe
    sou meio fresca para sabores.
    bjs

    P.S li o post anterior, espero que a joaninha ajude e passe longe dos pés de couve. 😉

  3. Thais says:

    ah! isso eu já sabia rsrs, pelo menos meu marido(argentino) chama assim e aqui eu já comi em restaurante argentino delas fritas e achei bommmm demais. Aqui eu sofro um montao para aprender os nomes dos legumes. alias aqui feijão é legume, mas eu acho que em portugues nao, né? me confundo toda na aula de italiano com isso. beijos

  4. Jose Paulo says:

    Coisa boa aprender coisas novas, não? Isso significa que não sabemos de tudo, ou melhor, que não sabemos de quase nada! Adoro quando fico sabendo de algo corriqueiro que não sabia antes, me sinto mais inteligente…kkkk…

  5. Essa das batatas eu já sabia. Trata-se de mais um falso cognato – ou falso amigo – no qual nossa batata (caule) é “patata” em espanhol e a batata-doce (raiz) é “batata”. Mas essa da batata-doce espanhola ser alaranjada eu não sabia, achei que fosse verde igual à nossa.
    Creio que no início de janeiro, apesar de tudo o que já estudei sobre a Espanha, ainda terei grandes surpresas… Conhecer outro país por livros, revistas, fotos, documentários e até pelas ferramentas da Internet é uma coisa; estar ali, vivendo tudo intensamente, tocando, cheirando, respirando, saboreando e principalmente conversando, é algo muuuuuito maior do que nossa mente pode alcançar.

  6. David says:

    Aqui em Sevilla eu achei batata doce com o nome de BATATA ROJA

Deixe o seu comentário

Glenda Dimuro