bookmark bookmark  
Glenda DiMuro On May - 22 - 2012

Quem vive na Espanha sabe. Quem vive fora daqui e lê notícias também. Qualquer pessoa ligada nos acontecimentos mundiais tem conhecimento de que a coisa por estes lados de cá tá feia. Fala-se inclusive de uma década perdida, de uma geração inteira de jovens sem perspectiva de futuro e isso é muito forte e muito triste.

Neste contexto de fundo do poço, os imigrantes, que sempre sofreram, sofrem ainda mais. E muito mais. Dias desses fiquei sabendo da existência de uma plataforma contra a violência institucional a imigrantes, constituída por diversas organizações sociais que lutam pela defesa dos Direitos Humanos de pessoas que abandonam seus países de origem para buscar uma vida melhor. Desde 2010 este pessoal se uniu pela necessidade de denunciar a crescente violência contra a população imigrante por parte do próprio governo espanhol, gente muitas vezes que por culpa da sua cor ou aspecto físico convivem com os abusos de poder das autoridades, principalmente (mas não somente) policial. É com uma taxa de população ativa desempregada rondando os 25%, parece ser que afloram os pensamentos e principalmente as atitudes xenófobas.

Há algumas semanas, foi cortado o direito à assistência sanitária que os imigrantes ilegais antes tinham (assunto para outro post que prometo escrever!). Ainda sobra, por enquanto, o direito à educação para os menores de 18 anos e à assistência jurídica gratuita. Mas não se sabe até quando.

A coisa anda complicada. Os dados sobre o número de ilegais na Espanha não são (e nem podem ser) exatos. Somados aos milhares de indocumentados que nunca foram «legais», estão aqueles que perderam seus empregos e não conseguiram renovar seu visto de permanência. Bastante mais que um punhado de gente em situação irregular, a grande maioria já estabelecida aqui (filhos, hipoteca) sem dinheiro para voltar ao seu país de origem (muitas vezes sem nem vontade, pior lá que aqui).

A caça indiscriminada aos imigrantes ilegais já foi prioridade para a Polícia, mas parece ser que não é mais. Por lei, viver ilegalmente no país é uma infração grave, e qualquer policial pode solicitar a documentação de qualquer «suspeito» em qualquer lugar e a qualquer hora do dia/noite. Se pegasse um «ilegal», dependendo do humor e das causas da revista, podia levar a criatura para a delegacia. Mas desde a semana passada o governo anunciou que se o imigrante comprovar residência no momento da atuação pode ser liberado (o que não necessariamente lhe libera de um processo, como explico mais adiante).

Muitos brasileiros me escrevem perguntando se existe algum problema de ficar ilegal no país. Normalmente são pessoas que tem o visto de estudante prestes a expirar, mas ainda querem continuar circulando por ai. Eu sempre digo que «não dá nada, mas…». A vida de um «sin papeles» não é fácil… e é bem diferente do estado transitório que vive uma pessoa com um visto vencido, mas já com uma passagem de volta ao seu país. No entanto, perante a lei a situação é praticamente a mesma (com agravantes se você não comprovar arraigo ou cometer delitos).

Minhas dicas para os que querem permanecer no país com o visto vencido são sempre as mesmas: não se meta em confusão e nem pense em viajar a outro país via aérea ou inclusive em ônibus ou trem.

Mesmo com a folga anunciada da Polícia, muitas ONGs dão dicas de como uma pessoa sem visto deve se portar, seus direitos e que documentos deve ter sempre em mãos:

· Leve sempre consigo uma copia do passaporte ou qualquer documento que lhe identifique, como o “empadronamiento” (que também serve como comprovante de residência).  Não é aconselhável andar com o passaporte original (a policia pode lhe retirar o passaporte), mas uma cópia com o carimbo da entrada legal no país pode ajudar a que lhe sancionem apenas com uma multa e não com a expulsão.

Se algum policial lhe pedir sua documentação e você não conseguir comprovar uma residência fixa (ou mesmo que ele esteja de mau humor), você pode ser levado a uma “comisaría”. Se isso acontecer, saiba que:

· Você tem certos direitos como: realizar uma chamada, solicitar um interprete e um advogado (gratuito ou não), assistência sanitária, não declarar, pedir um “habeas corpus” se você considera que foi maltratado fisicamente.

· Os policiais podem fazer uma série de perguntas e você tem o direito de permanecer calado, não fale nada sem seu advogado. Provavelmente lhe entreguem uma carta onde diz que foi iniciado um expediente sancionador contra você.

· Na delegacia, você somente poderá ficar detido até, no máximo, 72 horas.
Depois disso, duas coisas podem acontecer: você é colocado em liberdade ou é solicitada a um juiz a sua entrada em um CIE (Centro de Internamiento de Extranjeros, um lugar não muito legal de se estar, conhecido por várias carências, falta de assistência médica, violência… ), onde você pode permanecer até 60 dias. É muito importante comprovar residência fixa, cursos, familiares com residência legal, matricula em colégio (no caso de ter filhos) ou na universidade, enfim, documentos que comprovem que você tem relação com o país e necessita viver aqui. Isso contribui para que você possa esperar o resultado do processo em casa (e no caso de expulsão, que receba mais prazo para poder arrumar suas malas).

Em ambas situações, seu caso será estudado e existe a possibilidade de que você por um lado simplesmente pague uma multa e é convidado a se retirar ou, por outro,  seja expulso por estar sem documentação. A expulsão só acontece em caso de delitos graves e neste caso você será proibido de entrar na Europa por um período de 3 a 5 anos (ampliado a 10 em casos excepcionais). O prazo máximo para a resolução do seu processo é de 6 meses.

Passados os seis meses, se você não receber nenhuma notificação sobre sua sanção (multa ou expulsão), seu processo prescreve. É necessário, por meio de um advogado, solicitar que o processo seja arquivado. Isso não muda em nada a sua situação de «indocumentado», se a policia lhe encontrar outra vez, poderá abrir novo processo. Da mesma forma que pagar a multa e continuar em situação irregular não impede que outro processo seja aberto contra você em outro momento.

Uma coisinha importante: Se você tem um processo de expulsão aberto e decide abandonar o país voluntariamente antes da resolução final, no caso de que a resposta seja a expulsão, a penalização que provavelmente receberia de não poder entrar no país por X anos é anulada.

É claro que ninguém gosta de pensar no pior, mas quem fica irregular na Espanha pode em algum momento ter má sorte. Sempre digo que um ilegal não se encontra nessa situação porque quer, se pudesse escolher, preferiria ter papeis. É uma vida complicada e tensa… que não desejo para ninguém. Mas muitas vezes é necessária (a velha história do ruim aqui, pior longe daqui). Mas enfim, se você for pego e tem condições de voltar ao Brasil o melhor que faz é pagar a multa e regressar, pois assim não é penalizado com os anos sem poder pisar na Europa.

Deixo aqui um Guia para Imigrantes ilegais e o site da Plataforma Contra a Violência Institucional aos Imigrantes (em espanhol).

Denuncie sempre que achar que sofreu qualquer tipo de violência ou discriminação física ou verbal, ou inclusive se for testemunha!

Em Sevilla procure:
Sevilla Acoge – Av. Cristo de la Expiración s/n
Oficina de Derechos Sociales – Centro Vecinal Pumarejo, Plaza del Pumarejo
Asociación Pro-Derechos Humanos – C/ Blanco White, 5 bajo.
Grupo 17 de marzo 

Categories: Espanha

122 comentários

  1. Infelizmente, por todas as notícias que chegam até aqui da Europa, talvez o único país da União Européia que não vive uma situação de caos econômico e social é a Alemanha. Mesmo assim, continuo com a convicção que, enquanto a crise durar, é bom que o pessoal do Brasil e de outros países do Terceiro Mundo só viajem para o Velho Continente a passeio.
    Quer trabalhar e/ou estudar? Vá para o Canadá, a Austrália, a Nova Zelândia, até para os Estados Unidos. Mas EVITE A EUROPA. Se até eu e minha esposa, que viajamos à Espanha a passeio no início do ano passado, tivemos que ficar de molho durante quase duas horas no Aeroporto de Barajas por causa da desconfiança dos policiais, imagine alguém que pretende viajar até aí para estudar ou trabalhar!

  2. Zinha says:

    Glenda, quando vivi em Portugal em 2009 fiquei alguns meses com o visto vencido e foi bastante chato. Figia da policia, não pude viajar. Mas tinha um monte d egente que vivia há anos sem visto e não estava nem ai, acho que já estavam acostumados. Eu achei uma péssima experiencia, não voltaria a repetir.

  3. Soraia says:

    Faz dois anos que consegui meu visto de residência na Espanha porque me casei com um espanhol, mas fiquei quase 5 anos ilegal. Trabalhei de tudo e como não tinha papeles, me pagavam menos. Agora a coisa não mudou muito, porque com a crise, continuam pagando pouco, mas pelo menos tenho acesso a saúde. No meu caso era bem isso isso, não queria voltar ao Brasil porque minha vida lá não era boa.

    • elisa says:

      ola soraia eu moro aqui na suecia estou ilegal moro com sueco agora estou gravida de 6 meses ele quer que eu va para o brasil se eu ter a minha filha aqui a imigracao vai me deporta por favor me responda assim que vc ver essa mensagem. obrigada

      • Glenda DiMuro says:

        Desconheço as leis suecas, mas sempre digo a mesma coisa: procure uma ONG que atenda a estranjeiros. Não acredito que vc seja deportada por dar a luz, muito pelo contrario, em grande parte dos países da Europa as mulheres grávidas, mesmo ilegais, tem direito a atenção sanitária gratuita e também o bebe depois de nascer, ainda mais se o pai é nativo. Outra coisa é que vc queira ter seu filho junto a sua familia, mas acho que é você mesma quem deve tomar esta decisão. Se vc não são casados, em alguns casos o bebè assume a nacionalidade da mãe, mas isso tb é uma informação que a assistència social a estrangeiros te pode dar. Procure seus direitos, não é porque vc não está em dia com os papeis da imigração que não os tenha. Boa sorte.

  4. José Jose says:

    Obrigada pelas dicas. levo aqui em Málaga 3 anos e me disseram que agora posso pedir o arraigo com uma proposta de trabalho. Vc sabe algo disso? tenho amigos que já não tem passaporte. essa dica da cópia é muito boa.

    • Glenda DiMuro says:

      José, sim, depois de 3 anos vivendo ilegalmente vc pode pedir arraigo. Mas tem que tem uma proposta de contrato indefinido, coisa rara em tempos de crise. Boa sorte!

  5. Oscar | MauOscar.com says:

    Otimo post… Como sempre a história se repete… Sempre é mais fácil colocar a culpa nos outros (imigrantes) pela incompetência própria do que trabalhar para fazer as coisas acontecerem

  6. Luiz Peter says:

    minha cara amiga – “A COISA POR AÍ TÁ PRETA”… hahaha O Chico Buarque terá que escrever nova letra.

  7. U says:

    Glenda,
    Ontem vi uma garota que pensei que era você. Ia pedalando na rua (avenida) Torneo. Eram às 9 da noite ou assim.
    Não te conheço pessoalmente, mas pelas fotos achei parecida contigo.
    Abrs,
    U

    • Glenda DiMuro says:

      Haha… pois deveria ser eu mesma, entre 9 e 9:30 passei de bici por la torneo! podia ter gritado para dar um alou!

  8. U says:

    ha ha ha
    Sabia que era você!
    Tava mais pras 9:30 do que pras 9.
    Era uma bicicleta acho que azul com cesta. E você tem uma tatuagem no pescoço.
    Ia te ultrapassar pra te perguntar, mas tive medo que pensasses que era um safado ou um malandro.

    • Glenda DiMuro says:

      Sim, mas a bici é rosa com uma cesta branca! Poxa, deu pra ver a tattoo… então vc tava perto!

  9. U says:

    Rosa…pode ser, não me lembro direito.
    Tava justamente atrás de você, com uma bicicleta Sevici.
    O engraçado foi que só pelas fotos deu pra reconhecer você, mesmo que não a visse de frente.
    Quando cheguei em casa falei pra minha esposa (brasileira) que achava que tinha visto a Glenda, do blog. Ela respondeu: ué, mas você a conhece em pessoa? Não, carinho, apenas pelas fotos do blog.

    • Glenda DiMuro says:

      hahaha… eu vi que tinha uma pessoa de Sevici atrás de mim e que não me ultrapassava (eu ia meio devagar pq estava cansada). Mas lá pela Plaza de Armas perdi o rastro. Certo que era tu! :)

  10. U says:

    :-)

    É, porque assim que eu cruzei a avenida na Plaza de Armas, continuei pela ciclovia, à direita, e você pegou um atalho, à izquerda.

    • Glenda DiMuro says:

      Ah claro… esse é o trecho onde a prefeitura esquece que nem todo mundo anda a passeio de bici… e nos “obriga” a baixar pelo rio e depois aquela subidinha cretina da torre del oro!

  11. U says:

    Nossa, a subidinha essa da Torre del Oro é cretina mesmo, e criminal também. Depois de percorrer ese trajeto diariamente, nem o Alberto Contador tem as minhas pernas.

  12. Denise says:

    Olá Glenda , não sei se vc lembra mas comentei
    aqui 1 vez que meu filho ia passar 1 mês na
    Espanha e eu estava com receio da imigração.
    Bom , sábado ele chegou , ficou em Barcelona
    4 semanas. Graças a Deus ( e os documentos certinhos
    que ele levou) deu tudo certo. Ele adorou a Espanha.
    Beijos

  13. Beth Blue says:

    Eu fiquei dois anos ilegal na Holanda, mas isso foi há 18 anos atrás, de 1994 a 1996! Hoje em dia, não recomendo a ninguém porque simplesmente não acho que vale a pena – a menos que sua vida no Brasil seja muito, mas muito ruim!

    Conheço ilegais aqui em Amsterdam que só conseguem trabalhar com faxina e babysitter, sem perspectivas de outro trabalho. Hoje em dia o controle em restaurantes é super rígido, o dono do restaurante (ou bar) arrisca uma multa altíssima se tiver ilegais trabalhando…então ninguém arrisca. A menos que o brasileiro tenha passaporte europeu…mas nesse caso, não é mais ilegal!

    Eu falo holandês fluente e mais três idiomas, tenho diploma universitário no Brasil e estou há 3 anos sem emprego (antes trabalhei como tradutora freelance mas a grana não dava mais pra pagar as contas do mês). Não há emprego nem para os holandeses, quanto mais para estrangeiros como eu! Sim, a crise do Euro chegou aqui na Holanda. Não chega a se comparar com a crise na Espanha ou Portugal (nem vou falar da Grécia porque já era), mas já dá pra sentir nos bolsos…e nunca houve tantos pedidos de seguro desemprego como nos dois últimos anos, um recorde.

    Enfim, se quiser arriscar vir para a Europa, venha. Mas não diga que eu não avisei! Eu se pudesse voltaria pro Brasil mas tenho filho em idade escolar e só de pensar em ter de pagar aluguel e escola desisto! Fica para o futuro…mas acho que volto sim!

  14. Karla says:

    Olá Glenda! Como vai?

    Acompanho o seu blog desde o fim do ano passado quando estava para vir aqui pra Sevilha… Você já me ajudou muito com dicas!
    Mas agora tenho uma questão que tenho tentando esclarecer há algumas semanas e ainda não consegui… Tenho esperança que você me dê alguma luz! :-)

    É uma questão simples: Estou estudando na Universidad de Sevilla e tenho um visto de 130 dias (que termina no dia 30 de junho/2012). Quando meus estudos acabarem eu pretendo viajar de férias por vários países (incluindo alguns que pertencem ao tratado Schengen).
    Você saberia me dizer se o fato deu ter tido um visto de estudante e o mesmo já ter vencido, me impossibilita de circular pela Europa como turista?
    Para exemplificar: Pretendo ir para Irlanda dia 28 de junho (visto ainda válido) e depois voltar pra Sevilha (visto de estudante caducado) e daqui ir pra Turquia e etc…
    O fato d`eu haver tido um visto de estudante gera alguma restrição para o meu retorno como turista?
    O visto de estudante “come” o tempo de turismo?

    No consulado da Espanha no Rio, me foi dito que não teria problema pois eu ainda teria direito ao meu tempo de turismo (por isso programei a viagem), mas aqui na Extranjería na Plaza de España ninguém soube me confirmar isso com clareza.
    Eu tenho todos os documentos necessários/exigidos e tenho como provar minhas condições financeiras para todo o período que pretendo ficar viajando.

    Você sabe de algum caso semelhante ao meu? Alguma história? Alguma dica? Alguma palavra? ;-)

    Desde já te agradeço!
    Bjs,

    Karla

    • Glenda DiMuro says:

      Olá Karla!
      Bom, acho que essa informação de “ainda ter” o visto de turismo não é verdadeira. Uma vez que seu visto acaba, ele acaba… a partir do dia seguinte se você não der entrada na renovação (com isso pode ganhar 3 meses até que o processo seja resolvido) fica ilegal. Conheço vários casos e em todos eles as pessoas se programaram para não viajar nesse período de tempo. Se você sair do Espaço Schengen con visto valido e quando voltar eles carimbarem de novo sua entrada, ai sim você ganharia os 3 meses, caso contrário, não sou autoridade consular mas diria que não.
      Pode ser que você tenha sorte de viajar por ai e ninguém conferir que seu visto está vencido… mas pode ser que não e que você passe bastante trabalho.
      Se está em Sevilla vá até o Pabellón del Uruguay e converse com o pessoal de apoio ao estudante estrangeiro do SACUS http://www.sacu.us.es/ Certamente eles têm a resposta.

      Boa sorte!

      • Karla says:

        Glenda, muito obrigada pela gentil resposta!
        Você me deu uma luz! Vou correr atrás desses contatos agorinha mesmo!
        Depois que as coisas estiverem resolvidas volto aqui para contar a experiência!
        Obrigada! Bjos!

    • Felipe says:

      Oi Karla e Glenda, tudo bem?

      Escrevo porque acho que talvez possam me ajudar… meu caso é um pouco parecido.

      Estou estudando em Barcelona por 1 ano. Tenho aula até 09 de julho, mas por erros do consulado da Espanha no Brasil (São Paulo), aqui me deram o NIE até 01 de junho.

      Meus planos eram terminar os estudos, viajar por 1 mês pela Europa e voltar ao Brasil em agosto. Mas agora já acho que não vai rolar… pra eu entrar com pedido de renovação, além de gastar uma grana sem ter a certeza que aceitam, eu teria que ficar 1 mês aqui sem viajar.

      Pensei nessa hipótese de viajar pra fora da UE (tipo Marrocos – não sabia que pra Londres também poderia ser…) e tentar voltar como turista. Mas li também que vc tem que ficar 3 meses fora pra voltar, etc…

      Vcs têm alguma sugestão?

      Karla, você saiu da Espanha 2 dias antes do visto vencer, e voltou com ele vencido? Simplesmente tentou entrar como turista?

      Enfim… agradeço qualquer ajuda!

      Parabéns pelo blog!
      beijo
      Felipe

  15. Karla says:

    Oi Glenda!

    Deu tudo certo!!! Fui pra Londres dois dias antes do meu visto de estudante espanhol vencer e voltei por Marseille 8 dias depois. Foi tranquilo passar pela imigração! Carimbaram meu passaporte e aqui estou, de volta!!! Agora me sinto tranquila e “legal”, para começar a minha viagem de férias!
    Obrigada pela ajuda!

    Ah, me ajuda em um assunto mulherzinha?! Você sabe de algum cabeleireiro bom aqui em Sevilha pra indicar? Preciso cortar o cabelo mas não tenho ideia de onde procurar um que seja, sei lá, de confiança, sabe? ;-)

    Brigadão, mais uma vez!

    Beijo,
    Karla

  16. Thamiris says:

    Olá,bom eu passei um ano morando na frança com o visto expirado,sai da europa por portugal,me falaram sobre uma multa e tal,vcs sabe me responder que se ao tentar entrar por amsterdã eles me precionaram a pagar esta multa,e pq não me cobraram nada se geralmente se pagam as multas na hora da saida,alguem me dá uma luz por favor.

    • Glenda DiMuro says:

      Nunca ouvi falar nessa multa e nem conheço ninguém que tenha recebido, por isso não posso dar minha opinião.

  17. Carlos Eduardo says:

    Olá Glenda, parabéns pelo Blog!

    Estudo Engenharia na Espanha e minha namorada demonstrou interesse de estudar espanhol em barcelona, onde resido, por 6 meses durante o período que ainda estarei aqui. O que me deixou bastante feliz e ancioso.

    Fato é que após pagar o curso, passagens de ida e volta, seguro por 6 meses e demonstrar outros documentos o visto de estudante para ela foi negado. Não consigo entender o porque mas paciencia.

    Estou tentando pensar em um plano B que inclua ela continuar a fazer o curso por 6 meses e ficar 3 meses como turista (sem visto) e outros 3 meses como ilegal e depois voltar para o Brasil. Alguma sugestão?

    PS: Gostaria de saber se a estratégia de sair e voltar do espaço schengen funciona, porem no site do consulado aparece que o turista pode ficar 90 dias dentro de um periodo de 180. Nao consigo entender como essa estrategia poderia funcionar…

    • Glenda DiMuro says:

      Estranho negarem o visto, deve faltar alguma documentação ou não conseguiu mostrar renda suficiente (essa é a parte mais chata, pois alguem tem que “bancar” a tua estadia). Essa estrategia pode funcionar, conheço gente que já fez, mas é arriscada. O melhor é ficar quieta depois que passar os 3 meses do visto de turista, sem viajar nem nada. Boa sorte!

  18. pedro henrique says:

    glenda meu visto de turista acaba dia 3 mas so encontrei passagem para o dia 4 ou seja 1 dia que ultrapassou tem problema?

  19. catia candida says:

    ola glenda ,eu morei 3 anos e meio ilegal na españa .em 2010 decidi voltar por causa da crise e por ter ficado sem trabalho mas cometi o erro de comprar uma passagem com conexçao pela suiça ,eles nao sò me deixaram esperando sò me descharam enbacar 20 minutos antes do aviao sair ,e tb me deram uma multa por esta ilegal e uma restriçao toda em escrito suiço ,coisa que na epoca eu nao dei muita importançia mas no ano passado decidi visitar minha irma que vive em barcelona tinha acabado de ter um bebe e fui barada na alemanha ,quando iria fazer uma coexçao. me esplicaram que em 2010 eu recebi uma carta proibindo minha entrada por 4 anos na zona do euro ,eu pude comprar uma passagem para londres onde nao tive nunhum problema para entrar ,este ano decidi fazer um intercanbio para irlanda ,mas nao sei como posso proceder por que nao sei se mesmo levando todos os documentos necessarios de entrada visto de estudo seguro viagem.posso ou nao ter a entrada negada nao tenho mas os papeis que a imigraçao me deu na suiça nao sei onde me informar preciso de uma ajuda atenciosamente desde ja meu muito obrigada.catia

    • Glenda DiMuro says:

      Acho que você deve buscar orientações na polícia federal brasileira.

    • malu says:

      oi catia ,comigo aconteceu o mesmo na suiça,quero volta agora e estou com medo,se vc conseguiu viajar de alguma forma me avisa por favor.obg

  20. Juliano says:

    Ola!! gostaria se alguem me ajudasse a tirar uma duvida: vamos la entao, pretendo morar em Amsterdam em breve, claro que ilegal, mas vou com um bom dinheiro ate para me manter durante um ano bem, o visto vale para 3 meses, quero fazer uma rota ainda pela Europa retornando definitivamente para Amsterdam, mas caso eu mude de ideia e queira voltar, minha passagem de volta no caso ja venceu e o visto no caso ainda nao, posso ainda usar a passagem, fazer uma nova troca de data?

  21. mavil says:

    hola !!he estado vivndo 5 años en españa illegal,,y cuando me fue al pais en el año de 2006 no me han exo el carimbo en el passaporte …pero cuano vorvi a brasil me han carimbado ,,ya hace 3 años que estoy aqui en brasil y quiero saber se puedo vorver a entrar en españa como turista ???gracias me puedes contestar con urgencia please.

  22. Kamila says:

    Ola Glenda, vim pra europa com visto de Turista,entrei por Portugal e depois vim pra Alemanha. Meu visto terminou ja ha um ano. Gostaria de saber,se eu sair da europa e pagar a multa, em quanto tempo depois poderei voltar pra europa?(como calculo a multa)? Descobri que sou neta de Portugueses e posso ter a Nacionalidade Portuguesa, posso requerer no consulado aqui, mas tenho medo que me pecam documento de residencia q nao tenho no momento. Entretanto, contactei advogados portugues q me disseram q podem me ajudar,mas o preco eh mto caro 1700 Euros comparados aos 275 que o Consulado geral de Portugal Cobra. Gostaria de saber se voce tem como me ajudar, nao sei se eh melhor ir tratar no meu Pais ou juntar o dinheiro e tratar com os advogados Portugueses. Aguardo

    • Glenda DiMuro says:

      A única coisa que eu posso te dizer é que nunca vi nenhuma pessoa que depois de estar ilegal na Espanha, tenha pagado alguma multa ao sair do país. Acho que isso no Espaço Schengen não existe. Também não sei se pedem documento de comprovação de residência em Portugal para fazer o pedido de nacionalidade. Se é como na Espanha, demora mais de dois anos. Provavelmente toda essa informação esteja disponível no proprio site português de algum ministério que trate de imigração. Pelo menos na Espanha é assim. As empresas que cobram por este serviço nem sempre são confiáveis e fazem coisas que vocè mesma poderia fazer, bem mais barato. Boa sorte.

      • Kamila says:

        Ola Glenda, muito obrigada pela sua pronta resposta.

      • Beta says:

        Desculpe mas vou ter que discordar de você. Para se pedir a nacionalidade portuguesa diretamente no Consulado de Portugal, é preciso que a documentação do dossiê esteja perfeita, do contrário será negada. Muitas vezes é melhor pagar advogados (porque de Direito quem entende são eles) e ter a possibilidade de que tudo saia correto. Não é muito fácil fazer levantamento de documentos e também não é facil resolver a questão de pedido de cidadania quando se é neto e não filho de portugueses…

  23. Rafael says:

    ALGUEM SABE AS CAUSAS DE FICAR ILEGAL NA Australia?

  24. ana says:

    Boa noite gostava de saber se alguem me pode esclarecer eu estou gravida e o meu namorado esta a trabalhar em espanha eu gostava de saber se posso ir para lá e ter lá o bebe? eu sou de portugal posso tratar de algo aqui na embaixDA? preciso de ajuda obrigada

  25. Joao says:

    Oi, Glenda,

    bom dia. Andei procurando nos comentários uma situação como a minha, mas não encontrei.
    Bom, estive um ano estudando na Espanha e tenho um NIE com validade até 10/07, a data final dos meus estudos.

    Porém, por questões de logística (ora, não tenho como ir embora no mesmo dia do final das aulas), preços, etc, meu bilhete de volta ao Brasil está marcado para 24/07. Nesse período não pretendo sair da Espanha…

    Você sabe me dizer se isso me dá problemas na minha volta no dia 24? Seria necessário sair de Schengen e voltar como turista, ou só para ir embora não daria problema?

    Obrigado e parabéns pelo blog,
    João

    • Glenda DiMuro says:

      Oi João, fica tranquilo que não tem problema nenhum. Na saída ninguém verifica se vocè esteve ilegal ou não.

      • Joao says:

        Oi, Glenda, muito obrigado pela resposta!

        Estou vendo se consigo ir conhecer a Andalucía antes de ir embora (e no prazo do NIE, hehehe)

        Um abraço,
        João

      • Sonya says:

        Ola Glenda, tenho aconpanhado teu blog,mas nunca tive oportunidade de lhe escrever, eu estou na Alemanha a fazer um Curso ,mas estou gravida e ja nao posso voltar para o pais agora porque so me restam 1mes e meio para o parto, o que quero saber e se depois que o bebe nascer na Alemanha pode adquirir Nacionalidade Alema sendo os projenitores estrangeiros?agradeceria muito a resposta ou qualquer ponto de vista.bjnhs

  26. caca says:

    Olá, por acaso sabe se uma pessoa que esta a viver a mais de 1 ano ilegal em portugal e quer regressar para o brasil terá alguma multa na saida? pois já se tem a passagem comprada, mas não sei se as regras para espanha e portugal são iguais… sabe informar?

  27. sonia says:

    oi pessoal, sou nova nesse blog,preciso de uma ajuda, estou na alemanha ha 6meses estou a fazer um intercambio cultural por 1ano,estou gravida 4meses de um alemao e quando disse lhe que estou gravida sumiu e meu visto esta preste a terminar,ajudem me o que faço?

  28. marcelo says:

    Olá Glenda, tudo bem?
    Estou na Itália desde o dia 20 de junho com o carimbo de turista. Minha esposa está fazendo parte de seu doutorado aqui e vai ficar 1 ano.
    A situação dela está OK, só falta pegar o “permesso”, ela já tem o protocolo.
    O consulado italiano não me emitiu o visto para eu ficar com ela, eles disseram que assim que minha esposa estiver legal na Itália (permesso em mãos), ela pede um documento (nulla osta) e com este documento em mãos, eu iria até o consulado italiano no Brasil e faria o visto por motivo de família.
    O problema é o seguinte: Vai demorar uns 4 meses pra sair o permesso. Depois vai demorar mais uns 3 meses pra sair esse Nulla osta. Gostaria de saber se: antes dos 3 meses eu sair da Itália e voltar ainda antes dos 3 meses, eles vão me emitir um novo carimbo no passaporte? E com isso terei mais 3 meses como turista?? Muito obrigado

    • Glenda DiMuro says:

      Marcelo, tem que viajar para países de fora do Espaço Schengen, como Inglaterra, por exemplo. Em teoria eles tem que carimbar de novo o seu passaporte e você terá mais 3 meses. Mas eu uma vez viajei para o Marrocos e eles não carimbaram meu passaporte na volta… Mas acho que o procedimento padrão é carimbar, mas pode ser que vocè chame a atenção e eles resolvam fazer perguntas. Não sei como funciona na Itália, aqui na Espanha quando eles querem encrencar, encrencam.. Boa sorte!

  29. vivi says:

    bom dia eu moro na suecia .achei super interessante alguem pensar nas pessoas ilegais. eu estou processo de imigração mas vou ao brasil por motivos pessoais , e nao sei se pago taxa pelo tempo que fiquei aui. ou naoe considerado ilegal porque tenho processo de imigraçao obrigadi

  30. Amanda says:

    Glenda, existe algum tipo de lista negra que meu nome possa ser inserido quando eu voltar pro Brasil depois de 3 meses ilegal(tive visto de 1 ano antes disso). EUA n permitem mais a entrada de estrangeiros que permaneceram ilegais por um tempo, vc sabe dizer se na Europa é o mesmo? Obg!!!

    • Glenda DiMuro says:

      Oi Amanda! Nunca ouvi falar de nada a respeito.

      • Thaissa says:

        Olá pessoal…..tenho uma dúvida …Moro em lisboa e minha avó veio do Brasil para passar férias comigo e expirou o visto de turista dela…ela volta daqui a um mês p o Brasil mas antes queria ir com ela a roma ( afinal ela quer ir ver o papa) e queria saber se alguém sabe se dentro do espaço shenguen eles olham se o visto de turista está caducado ou não…eu não me lembro se alguma vez olharam, qdo eu viajava e ainda estava com documentos brasileiros, mas penso q não olham pois como estamos sem fronteiras apenas passamos pelos check.ins das companhias aéreas, que não são agentes de imigração, certo? não queria ter q pagar uma renovação de visto de turista p ela faltando apenas um m~es antes dela ir embora…..beijinhos!!!!

  31. Sou ds europa,,alemanha vim p o brasil meu visto venceu,,gostaria de saber se p eu retornar p europa se é preciso pagar multa?

  32. rick says:

    ola,gostaria de tirar uma duvida,estou ilegal na italia e tenho uma carta de expulsao,porem como meu passaporte ficou preso na policia,consegui fazer outro no consulado do Brasil,pois comprei um curso pra estudar em Dublin e me legalizar e nao ficar ilegal na europa,sera que no meu embarque pra Dublin terei problemas,mesmo com pago e comprovando que irei a Dublin estudar? tenho essa grande duvida,pode me esclarecer? obrigado!!

  33. Virginia says:

    Ola glenda tenho uma pergunta q me tira o sono, espero que vc possa me ajudar, vivo na europa de forma “legal” tenho q sair de 3 em 3 meses, da frança para nao ficar ilegal, dai vou ate marrocos ou tunisia, minha questao é que que se eu for a londres e voltar para frança de novo meus 3 meses vao se renovar como acontece quando vou ao marrocos? minha duvida é pq, londres faz parte da europa, mais nao faz parte l’espace Schengen..to cansada de ir nesses dois paises ja, e viu que meu primo mora em londres de forma legal, seria mais pratico para mim, vc pode me dar alguma luz? desde de ja muitoooo obrigada

    • Glenda DiMuro says:

      Em teoria sim, mas na Inglaterra eles desconfiam se vem muitos carimbos de entrada e saida no seu passaporte. Tudo depende da sua sorte e se quiserem podem barrar sua entrada no país. Na verdade, estão barrando muita gente pois as leis de imigraçao estão a cada dia mais rigorosas

  34. Monalice says:

    oi glenda, queria tirar uma duvida tenho um primo que viajou pra portugal como visitante com a carta convite, faz 8 meses que esta la, ele ja esta ilegal, pra ele vim embora vai pagar alguma multa?? ele ta tentando uns bicos para conseguir o dinheiro da passagem, ou caso contrario se ele se entregar e for deportado, é verdade que ele so sai com a roupa do corpo? me explica como é isso.. Desde ja agradeço

    • Glenda DiMuro says:

      Ser deportado não é tão “fácil” como parece e também não é verdade que o governo paga a sua passagem de volta. na hora de ir embora, em alguns países já ouvi dizer que teve gente que pagou multa. Aqui na Espanha não conheço ninguém, eles mal olham seu passaporte e simplesmente carimbam a saída.

  35. Bruna says:

    Oi Glenda, tudo bom?
    Estou tirando meu visto como estudante (6 meses) para a Espanha.
    Provavelmente ele se encerre nos primeiros dias de agosto, nesse período já estarei na Alemanha, na casa de amigos. Há algum problema em adiar meu retorno para o final de agosto, já que meu visto terá expirado?
    Algumas dicas de como proceder nesses casos?

    *Se eu arriscar ir a Londres e tentar para a Alemanha, eles permitem? Minha volta ao Brasil será pela Alemanha.

    Obrigada.

    • Glenda DiMuro says:

      A policia aduaneira é sempre imprevisivel. na Inglaterra eles podem complicar na sua entrada, mas nunca se sabe.

  36. Eduardo says:

    Olá tudo Bem! Em 2007 cometi um grave erro na minha vida, cometi um crime em Portugal e fui condenado a uma pena de 5 anos e seis meses de prisão dos quais cumpri uma parte em Portugal e o restante no Brasil. Gostaria de saber se estou expulso somente de Portugal ou de todo o espaço shenguen. Como consulto isso preciso fazer uma viagem que faz conexão na Europa. Será que posso ir a Londres ou eles também tem informações do que aconteceu em Portugal. O crime que cometi não envolveu Drogas nem violência. E também não residia em Portugal. Pode me responder por e mail também ?

  37. Anna says:

    oi Glenda tudo bem?? estou com uma duvida e preciso da tua ajuda!! tou em Macau na china, vim pra estudar mas tive um problema com o processo para matricula e como entrei no pais com visto d turista que é d 3 meses o visto ja expirou deveria ter ido embora hoje, agora tava pensando em ir pra china e depois regressar. Mas será que podem me criar problemas ja que o meu visto ja expirou??? pode me responder por email pfavor?????

  38. christian jesus says:

    Oi glenda tudo bem? muito legal o seu trabalho no blog ajudando as pessoas!

    Minha dúvida é a seguinte, minha prima é casada com Portuges e tem uma casa em portugal-Lisboa ,mas devido a crise mora e trabalha na frança.
    e me propos fazer uma carta convite para eu ficar na casa dela , mais depois que se passasse esses 03 meses eu ficaria ilegal.Ela disse que lá brasileiro é igual rato, tem pra todos os lados kk
    Sabe me dizer se lá eles pegam e já deportam?
    Ou eu estando lá ilegal mas com moradia se eles deixam eu ficar?
    muito obrigado!

  39. Daniela says:

    Olá . Primeiro gostaria de parabenizar pela iniciativa de ajudar as pessoas com as duvidas e dicas no blog , muito obrigada, eu sou muito grata a vc hahah.Sou brasileira , mas tenho passaporte espanhol .. Tenho dois filhos que são brasileiros e tem passaporte espanhol .. E tenho um marido brasileiro que não tem cidadania europeia , mas entramos com o pedido de casamento espanhol no consulado do Rio de Janeiro e somos casados a 3 anos (casamento espanhol, no brasieliro somos casados a 16 anos)… Estou indo morar na Espanha (valência) em breve com minha família , gostaria de algumas dicas , se não for incomodo
    1º) Eu e meus dois filhos somos considerados espanhóis , certo ? Então , assim q chegar na Espanha , que documentos tirar ? Porque não podemos ficar andando com passaporte ne .. Tem algum tipo de identidade ou identificação (que aqui no Brasil seria o RG) ou cpf ? Para alugar apartamento (alquiller de piso heheh) , teremos que ter quais documentos ? Para meus filhos estudarem na escola publica em valencia e ter diretos a saúde , como proceder ?
    2º) Meu marido é brasileiro mas não tem cidadania .. Por ele ser casado com uma espanhola , ele pode requisitar identificação espanhola (algo como registro de identificação de estrangeiro ou ate mesmo a cidadania espanhola)? Ou ele seria considerado ilegal ?
    3º) Ninguém sabe falar espanhol ou valenciano(catalão) , porém falamos inglês ( mas achamos que da pra se virar com o básico do espanhol) , vc acha que seria muito complicado arranjar emprego na Espanha ?(eu sei das condições de desemprego quase 25% ai , mais a necessidade das empresas em profissionais com experiência e salários baixíssimos .. Vc acha que nem empregos como garçom , faxineiro , babysitter , etc , conseguiriamos ?
    4º) Para comprar as passagens , teria problemas na imigração do aeroporto de barajas ( na Espanha ) de não ter comprado a passagem de volta ? Precisamos fazer o seguro de saúde obrigatório pelo tratado de Schegen para imigrantes (mesmo tendo cidadania europeia). Acha que encontraríamos alguma dificuldade na imigração no aeroporto de Madrid ?
    5º) Meu filho terminou esse ano o 2º ano do ensino médio no Brasil .. Falta so um ano para completar o ensino médio .. Como ele faz para homologar o histórico dele e transferir o ultimo ano para fazer na Espanha ? Na Espanha eu sei que o ESO (ensino secundário) sao quatro anos e não três como no Brasil , então como devo proceder ?
    6º) Meu filho fará 17 anos em abril e minha filha 18 anos em fevereiro .. Sabe a partir de que idade eles podem trabalhar na Espanha ? A maioridade na Espanha sao com os 18 anos igual no Brasil ? Com 17 anos ja se pode trabalhar legal na Espanha ? Mesmo se for em jornada de trabalho menor que o normal !
    7º) Como funciona o processo para admissão em universidades na Espanha ? Os espanhóis (no caso meus dois filhos que tem cidadania europeia) tem alguma vantagem no processo de admissão ?

    Muitíssimo obrigado pela atenção , sou sua fã , jajaja !

  40. luana cristina says:

    Moro em indaiatuba e gostaria de saber se eu for para o canada com o visto de turista e ficar grávida no país consigo cidadania para mim e meu filho podera nascer e ser um cidadão canadence

  41. carmem pereira says:

    boa tarde sou brasileira, gostaria de uma informaçao eu estou na França e teria que retornar agora dia 18 de janeiro mas resolvir viajar no começo de fevereiro terei problema na hora de comprar a passagem de volta ? espero resposta obrigada

  42. Rodrigode says:

    Ola, Tenho uma duvida sobre o assunto se alguém pudesse esclarecer.
    resíduo a 5 messes em Portugal, estou regressando de volta para o Brasil me falaram q tenho q pagar uma multa para o sef pelo periodo q fikei ilegal ,(obs entrei com visto de turista valido apenas 3 messes).
    Sou obrigado a pagar essa multa ???

  43. michele says:

    boa tarde, uma mulher brasileira em Angola ilegal, está grávida. Como proceder? como fica a situação ao nascer sendo a criança filho de angolano?

  44. José says:

    Estou na França a 2 meses meu visto vai vencer vim para a europa pq minha namorada é Francesa e esta gravida !!!
    Minha filha vai nascer depois que meu visto vencer e nao temos planos de voltar ao Brasil agora queremos ficar aqui na Europa.
    Nao conseguimos casar aqui na França, apeser de tentar inumeras vezes por falta de um documento meu, nunca tive problemas com meu nome no Brasil e nem com a policia!!!!
    Entao acabamos desistindo da ideia de casar e estamos procurando outra soluçao para conseguir um visto para que eu possa estar aqui Legalmente.
    Jà entrei com os papeis para registrar minha filha aqui na França serà que com isso consigo permanecer Legal no pais ?
    O que devo fazer?
    Alguem pode me ajudar ?

  45. Israel says:

    Olá boa noite Glenda.
    Moro em Lisboa a mais de uma ano, e estou ilegal mas, tabalhando. Preciso ir ao Brasil, mas quero voltar. Será que existi alguma possibilidade de eu conseguir entrar novamente em Lisboa? Existi alguma multa ou algo do tipo, que posso fazer? Obrigado.

  46. Diego says:

    Olá!
    Passei dois anos trabalhando na Alemanha legalmente, trabalho com circo e tenho uma proposta de trabalho para a Espanha.
    Minha residência alemã acabou agora dia 10 de março. Vim para a Itália com trailer etc dia 8 e devo deixar minhas coisas na Espanha (viajamos de navio) antes de pegar o avião para voltar pro Brasil e dar entrada no visto Espanhol para voltar e trabalhar legalmente.
    Visto que meus docs alemães terminaram agora dia 10 estou ilegal?
    Na Alemanha haviam me informado que eu tinha que sair do país até a data correta mas não importava pra onde. Não pretendo voltar para a Alemanha, apenas levar meu trailer e material daqui da Itália para a Espanha e retornar ao Brasil. Isso é um problema? O consulado não soube me informar absolutamente nada.

  47. Davi gomes da silva says:

    Ola Grenda, vejo que você vem ajudando bastante os demais brasileiros,
    Estou bastante triste penso que poderá me ajuda nessa informação.
    Sou Cantor e trabalhava na Itália mas me deram uma carta de expulsão de 3 anos, isso aconteceu em 2011, tentei entra ano passado mas fui deportado pois meu advogado me enganou e disse que o processo já estava arquivado, uma semana atrás tentei entra uma outra vez pois o comodante da policia de Roma me havia dito que poderia reentra em janeiro desse ano. faz 4 dias e fui deportado uma outra vez da Amsterdam, fui preso me parecia uma casa de acolhencia e permaneci por um dia.. O devo fazer? pois gostaria de volta por causa da música..

  48. liah says:

    olá, tenho um amigo q vive na suiça,ele ja foi pego 2 vezes, as autoridades pediu q ele deixasse o pais depois de pagar uma multa pela segunga vez q foi pego,ele pagou mas não deixou o pais,no entanto ele foi pego pela terceira vez no dia 25 de abril de 2014 ,e estar preso , não temos noticias dele. você pode me ajudar? o q acontece com ele agora? desde já te agradeço. espero respostas

  49. Leilane says:

    Hola,

    Estou aqui para pedir um conselho, para uma amiga que deseja vir para Barcelona com a sua filha de 12 anos, e tentar algo ainda que dificil, melhor do que a sua situacao atual no Brasil. Mesmo nao estando com os papeis legais em dia, ela teria o direito de colocar a sua filha na escola publica?

    Obrigada e parabens pelo blog :)

    • Glenda DiMuro says:

      Aqui vc pode econtrar mais informações: http://www.lemigrant.net/w0/?page_id=2972
      La educación en España es obligatoria desde los 6 hasta los 16 años, por lo tanto la Administración está obligada a aceptar la matrícula de cualquier estudiante que se encuentre en este tramo de edad. Los padres o tutores están obligados a tramitar esta matricula tan pronto el/la niño/a se encuentre en España. Según la localidad de residencia, para la determinación del centro y del curso escolar, se toman en cuenta criterios como el empadronamiento, la edad o los últimos estudios realizados en el país de origen. El acceso a la enseñanza de los mayores de 16 años, incluida la universitaria, al no ser obligatoria, está condicionada a los particulares requisitos de entrada que establece cada centro, no pudiendo ser denegada por la situación administrativa de estancia irregular, dado que el derecho a la educación es universal y ha sido reconocido a todas las personas.

  50. helton says:

    depois de sair da espana com retorno voluntario, como faço pra voltar, inlegal

  51. lisa says:

    ola Glenda eu moro aqui na suecia estou ilegal moro com sueco agora estou gravida de 6 meses ele quer que eu va para o brasil se eu ter a minha filha aqui a imigracao vai me deporta por favor me responda assim que vc ver essa mensagem mas nao quero voltar para o brasil ja passei por muitas coisas ruins la ja pessai fome nao conseguia emprego aqui eu tenho uma boa vida gracas a deus . Obrigada querida

  52. Wesley says:

    Olã Glenda, td bem? Bom, eu estou a 6 meses ilegal na Suiça, obs: nunca tive nenhum problema na policia e nunca fui ” parado”. Eu quero retornar ao Brasil mas estou com medo.Gostaria de saber se terei algum problema ao embarcar. Obrigado!

    • Glenda DiMuro says:

      Não, mas alguns países estão cobrando uma multa pelos dias em que o estrangeiro permaneceu ilegal no país. Só não sei o valor e nem onde se paga…

  53. camila says:

    Olá,
    Gostaria de saber se há alguma possibilidade de uma pessoa que está ilegal sair da europa por algum país que nao faça parte do tratado e sem ser banido? Os países fora da zona do euro também exigem um visto legal para entrada e saída? Obrigada.

    • Glenda DiMuro says:

      Ser banido??? Não confunda as coisas, o euro é uma moeda comum. O Espaço Schenguen faz parte de um acordo assinado por diversos países (da União Europeia e fora dela) e supõe a livre circulação de pessoas entre estes países. Mas cada país tem suas leis para os vistos de permanência.

  54. luciene ferreira says:

    boa noite gostaria muito de umnrespota sobre mimnha duvida em maio de 2015 meu marido faz 2 anos de rertorno voluntario e nos queriamos voltar sera que tem problemas

  55. vic says:

    Oi,adorei o blog. Achei que você deixa tudo muito claro.
    Bem, minha dúvida é sobre a Irlanda (não achei nada sobre ela em nenhum lugar) vim como turista e “acabei ficando” vai fazer um ano e agora quero voltar para o Brasil. O que vai acontecer no aeroporto? Se tiver multa, eu tenho que paga lá na hora? E posso voltar para aqui ou outro país europeu algum dia? Se sim daqui quanto tempo. Ufa, terminei haha obrigada

    • Glenda DiMuro says:

      Provavelmente não vai acontecer nada. Eu não sei como funciona o pagamento da multa, mas duvido muito que te façam pagar na hora. Sem ordem de explusão, vc pode voltar sempre que quiser e tiver a documentação exigida. Dizem que o prazo é de 3 meses, mas tb é relativo. Nem esquenta.

  56. Viviane says:

    oi, Glenda!

    Gostei muito do seu blog e estou precisando de uma ajuda.
    Estou fazendo intercâmbio na França e meu visto, que tem validade de um ano, acaba dia 01/07. Eu cheguei na Europa dia 03/07 do ano passado. E meu voo esta marcado para o dia 02/07.
    Tem algum problema?
    O que pode acontecer comigo?
    Devo dar um jeito de comprar uma outra passagem logo?

    Qualquer luz é bem-vinda! =)

  57. Marina says:

    Ola!

    Moro na Espanha e meu visto de estudante expira dia 15 de julho. Gostaria de saber se e necessario sair do espaco schengen antes que o prazo do visto exceda,para que, posteriormente, eu possa entrar na europa com visto de turista?

    Muito Obrigada.

  58. ines says:

    ola , vim para a africa do sul para ao pé do meu namorado ele é sul africano , so podia estar cà à 3 meses e tinha que voltar para portugal fui pedir pelo visto mas foi rejeitado nao sei o que eide fazer . gostava de saber se me posso casar aqui sem ter o visto e se me podem deportar para portugal ou se alguem da minha familia em portugal podeme ajudar com os papeis e ir ao consolado de africa do sul ..responde.me é urente obrigado

  59. reginaldo says:

    sou brasileiro casado com uma portuguesa já a 7 anos e por relaxo não tirei minha nacionalidade, vivo em lisboa e tem uma empresa que esta querendo me contratar na Espanha, já fui sozinho a Espanha tirar o NIE e não me deram, se eu for com minha esposa por ela ser portuguesa eles tem de dar pra ele, e pra mim eles tbm vão ter de dar o NIE?

    • Glenda DiMuro says:

      Se vc não tem nacionalidade europeia não existe a possibilidade de vc pedir um NIE (sem contrato de trabalho ou de estudante) sem ser através da sua esposa.

  60. w says:

    o que eu não entendo,é o fato de auguns brasileiros, sairem do nosso
    país, que é cheio de oportunidade para quem quer trabalhar e tem um
    pouco de inteligência e criatividade, para ir para a espanha, país
    pequeno, que a econômia mal sustenta os naturais, que até bem poucos
    anos, era um dos países mais pobre da europa,(o brasil mesmo tem um
    monte de espanhões ) que vieram em busca de melhores condições de
    vida, e foram recebidos como iguais . no entanto, os brasieliros lá,
    são tratados como inferioeres, na realidade, eu não trocaria 1
    braileiro, por 10 espanhões no que diz respeito ao estatus , e
    criatividade, o que torna os espanhões tão arrogantes, achando que
    são superiores,e diferentes,é o fato de estarem na europa,é só isto.

    wilson – são gonçálo-rj

  61. w says:

    hola, sugiro, que a sua amiga não faça isto, no máximo que ela vai
    conseguir em barcelona, é trabalhar como empregada doméstica, e olha,
    para ser doméstica na espanha, é melhor ela vir para o rio de janeiro,
    que uma boa doméstica, ou babá,esta ganhando até 4.000,00 reais por
    mês,e´só procurar, e fazer os contatos certo. lembre-se, lá voçe sera
    uma cidadã de 3ª classe, aqui, voçe, é uma brasileira com todos os
    seus direitos garantidos,e com uma faixa enorme de oportunidades, é
    só procurar, e não desistir, digo isto por experiencia própria.

    wilson – são gonçálo-rj

  62. Ju says:

    Olá, pode me ajudar com uma informação.
    Estou cá em Portugal com visto de estudante ( estada temporada art.54), porém venceu no dia 07 de julho de 2014 e tenho minha passagem comprada para voltar ao Brasil no dia 11 de agosto de 2014. Gostava de saber se tem problema quando eu passar pelo aeroporto a caminho do Brasil, será que tenho que pagar alguma multa? Se sim, tem ideia de valores por dia?Terei problema em voltar pra Portugal daqui uns meses? Desde já agradeço.

    • Glenda DiMuro says:

      Pode ser que seja aplicada uma multa referente aos dias em que vc esteve ilegal… não sei nada sobre valores e nem onde se paga.

    • Edward says:

      Olá Ju…Pelo facto te ter ficado menos que 3 meses ilegal em portugal,não pagas nada por isto..(apenas lhe diram que não poderás voltar a europa dentro de 5 anos)..mas..nada te há de acontecer..

  63. Flavio Rossi Junior says:

    Boa tarde,
    Fiquei morando por 3 anos com o passaporte vencido em Madrid. Quando comprei a passagem de volta pro Brasil tive que fazer uma conexão em Zurich, no qual na época (02/2010) o policial disse que eu teria que pagar uma multa (na hora tinha uns 12 euros e paguei para esse policial) que chegaria na minha residencia e que eu NUNCA MAIS PODERIA ENTRAR NA UNIAO EUROPÉIA. Dei meu endereço e depois de uns 3 meses realmente chegou uma multa no valor de +- 500 reais e como na época nao tinha codiçoes nao paguei.
    Passaram-se 4 anos, estou renovando meu passaporte e gostaria de visitar novamente madrid (nao para ficar, somente para viajar).
    Ainda corro o risco de ser barrado? o policial na epoca disse que mesmo eu pagando essa multa ainda sim seria barrado para entrar novamente na UE. Conseguiria pagar essa multa e quitar essa divida?
    Desde já agradeço e fico no aguardo de novidades.
    Obrigado

    • Glenda DiMuro says:

      Bom, não sou especialista no assunto nem advogada, mas até onde eu sei, a Suiça não faz parte do Espaço Schengen, que é o que permite a circulação de pessoas entre suas fronteiras, e em alguns casos eu sei que se aplicam acordos para efetuar as multas que supostamente deveriam ter sido cobradas por infração no país em que vc ficou ilegal (ou outro do Espaço Schengen). Agora a proibição de entrada só ocorre se você recebeu uma notificaçao para abandonar voluntariamente a UE e não cumpriu, ou se cometeu algum delito. Essa história de NUNCA MAIS não existe, o que existem são prazos segundo países e de acordo com as infrações e delitos que a pessoa possa ter cometido (normalmente é de 5 anos, salvo que seja uma ameaça à ordem publica ou a segurança do país). Qualquer uma das coisas, tanto a ordem de saida voluntaria quanto a de expulsão devem ser notificadas e cabe recurso, sempre.

  64. yara says:

    Oi tenho uma duvida, minha prima mora na Espanha, ela tem um bebe cm um espanhol e eles vão casar-se la, ela pode vir ao brasil e voltar novamente para espanha normalmente, ou ela tem que casar com ele aqui também obrigatoriamente? Casando se la ela ja pode tirar a nacionalidade espanhola?

    • Glenda DiMuro says:

      Quando uma pessoa estrangeira se casa com uma espanhola ela ganha o direito de residir na Espanha. Depois de um ano de casamento, pode solicitar a nacionalidade. Quanto a viagem ao Brasil, se ela for sozinha com o bebê, vai precisar da autorização do pai. A legalização do casamento realizado na Espanha no Brasil ACHO que pode ser solicitada no Consulado… mas não existe OBRIGAÇÃO, só tem sentido se o casal for morar no Brasil, para que o marido possa pedir também o visto de permanencia no país.

  65. jd de jesus coelho says:

    eu estou ilegal quero voltar meu pais, mas nao tenho dinheiro pra voltar, posso me entregar a policia?

  66. Lorena says:

    Oi boa tarde, to ma Italia, na Sicilia ja ha 4 meses, queria saber se depois desse tempo aqui tem algum jeito de conseguir ser legal, se ha perigo de viajar de aviao pelo proprio pais, e se conhece uma ong na sicilia, obrigada

  67. josy cris says:

    Ola grenda recebi uma proposta ha quase tres meses,para vir a espanha,me falaram que me dava trabalho livre de tudo o meu salario ficaria so pra guardar me disseram que fazeria um contrato de dois anos, so que chegando aki nao foi o que eu esperava estou sem contrato meu salario nao esta sendo livro e ainda mais se eu for embora tenho que pagar o que a pessoa gastou comigo ela me disse que assinaria este contrato agora nao sei o que fazer foras as palavras que machucam quando eu reclamo meu contrato. Queria ir embora para o brasil meu visto vence mes que vem. Estou sem dinheiro e nao sei como fazer para ir pro meu pais. Foram tantas propaganda enganosa que me fizeram eu acreditei porque a pessoa conhecida de muitos anos nao imaginaria que ia fazer isso comigo .so queria ir embora sem dinheiro sem passagem isto eh impossivel me responda por favor

  68. josy cris says:

    Se eu denunciar para policia. Eu vou ter direito alguma coisa ele me prende ?

    • Glenda DiMuro says:

      Procure alguma ONG que oriente estrangeiros na sua cidade. Seguramente vão saber como proceder melhor que eu.

  69. josy says:

    Oie glenda eu estou na espanha recebi uma proposta de emprego,quando estava no brasil. Pessoa que me fez a proposta e conhecida muito tempo confiei ela foi na minha casa combinamos que eu ia trabalhar dois anos no contrato e que se eu comprisse os dois anos a passagem saia de graca animei porque ela disse que eu nao ia ter gastos com nada, ha nao ser para meu uso , entao eu vim estou aqui quase dois meses, quando fui fala no contrato ela me disse que nao ia fazer contrato algum que era melhor ela pegar pessoas daqui para trabalhar contextei falando que ela tinha combinado no contratoe entao ela alego falando que eu morava aqui na casa dela que tinha muitos gastos que nao podia contratar e agora como vou fazer ? Queria ir embora mais se eu for tenho que paga 1,200 euros pra ela. Sendo que ela nao compriu com o que ela tinha prometido queria sua opniao o que devo fazer ir embora como se eu nao tenho um centavo para compra apassagen de volta me de uma solucao

    • Glenda DiMuro says:

      Eu não posso lhe dar nenhuma solução! A unica maneira de vc voltar ao Brasil é comprando sua propria passagem! Essa pessoa não lhe paga salário? Você entrou na Espanha sem a passagem de volta comprada?

  70. Edward says:

    Olá Glenda…Vivi ilegal por 1 ano em Portugal,regressei ao Brasil há 2 anos..Porêm agora quero voltar…Devo fazer um B.O alegando que perdi meu passaporte,e assim fazer outro passaporte? (pois o que contará na ID biométrico é minha identificação…e não o carimpo de entrada e saída de Portugal a 3 anos atrás?)
    Acha que farei a coisa certa?

  71. Klara says:

    Glenda eu vim para espanha a trabalho, me disseram que ia fazer um contrato chegando aqui a historia mudou tinhamos um trato de dois anos que se eu ficasse nao precisava de paga a passagem a pessoa nao cumpriu meu visto ainda nao venceu posso me entre ga a policia pq quando falei no contrato a pessoa ficou muito brava

  72. Juli says:

    Olá Glenda, td bem?
    Glenda, em 2005 entrei por Madrid em uma conexão que tinha destino a Portugal. Meu passaporte foi carimbado na Espanha. Fiquei vivendo 6 meses em Portugal com carimbo de turista, ou seja, 3 meses ilegal.
    Ao voltar para o Brasil, sai por Portugal, mais ninguém me disse nada.
    Minha dúvida é a seguinte, quero ir a Bélgica em outubro, só para férias com meu esposo. Porém meu voo esta programado entrar por Madrid novamente, corro o risco de ser barrada por este motivo?
    Desde já agradeço e aguardo sua resposta.

  73. Vania souza says:

    Boa tarde Glenda, antes de mais gostaria de lhe dar os meus sinceros Parabéns por ajudar tantas pessoas! é uma iniciativa louvável nos tempos de hoje!
    Moro em Portugal sou Brasileira e sou casada com um Português a 1 ano, temos um filho de 4anos e estamos indo embora para o Brasil, gostaria de saber contigo se vamos ter algum problema no aeroporto pois estamos indo só com a passagem de ida comprada. o nosso voo faz escala em Barcelona para posteriormente irmos para São Paulo, visto ele ser Português, temos algum receio quanto a isso! a 3 anos atrás fomos para o Brasil somente com a passagem de ida também e não houve nenhum prolema mas agora ouço dizer que as leis tão sempre a mudar!
    Obrigada pelo seu tempo e dedicação ao fazer isso.
    Vânia

    • Glenda DiMuro says:

      Acredito que não, mas aconselho a validar o casamento de vcs no Brasil assim que chegarem para que seu esposo não tenha problemas futuros.

  74. josy says:

    Ela comprou a passagem valida pra um mes ate entao estavamos felises quando falei no contrato as coisas mudaram agora ja estou com dois meses que estou aqui e ja venceu a passagem

Deixe o seu comentário

Glenda Dimuro